ThingWorx Brasil - A Internet das Coisas

ThingWorx - A plataforma de aplicações para a Internet das Coisas já está chegando ao Brasil (www.thingworx.com)

O mundo continua a ser transformado pela Web. A primeira Era foi a "Internet of Document/Web 1.0", que reduziu o custo e o tempo de acessar informação, aumentando drasticamente a produtividade individual. A segunda era, a "Internet of People/Web 2.0", trouxe as pessoas para as chamadas redes sociais.

A nova era, a "Internet of Things" agrupa as pessoas, serviços e coisas para prover a oportunidade de um novo passo em inovação e aumento de eficiência/produtividade. E essa nova plataforma está chegando ao Brasil.

Rick Bulotta, um grande empreendedor americano, ficou famoso ao quebrar as barreiras criadas pelas ilhas de informação na manufatura, através da criação da Lighthammer, empresa adquirida pela SAP em 2005 cujo produto foi rebatizado para SAP MII. Agora ele pretende, com a Internet das coisas, quebrar as barreiras existentes no mundo real, entre as empresas, cadeias de suprimentos de produtos, serviços e energia, ao criar a primeira plataforma que permitirá conectar as "coisas" do nosso mundo real à Internet, de forma que possamos dar um novo salto em eficiência e produtividade em busca de um mundo sustentável.

Essa inovadora tecnologia será plataforma para aplicações em quase todas as áreas de atuação humana, com destaque para a indústria, energia, saúde, marketing, finanças, entre outras.

O objetivo desse blog é iniciar a criação de uma comunidade no Brasil, para a colaboração entre empresas, profissionais e demais empreendedores que desejem criar aplicações para solucionar problemas em diferentes áreas de negócios usando essa inovadora tecnologia. Se você possui interesse em conhecer mais e colaborar com essa estratégia, torne-se um membro dessa comunidade. Entre também no Grupo ThingWorx in Brazil, no LinkedIn.

Em breve teremos mais novidades!

Flávio Maeda

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Ascensão das Máquinas ??? É o início da Skynet e do Exterminador do Futuro??

Essa não é a visão passada por esse interessante artigo da Forbes, que comenta sobre o tema da Internet das Coisas em função do 2011 Consumer Electronics Show (CES) .

http://blogs.forbes.com/markpmills/2011/01/11/facebook-groupon-netflix-drive-the-next-big-thing-and-americas-economic-resurgence/?boxes=Homepagechannels

Segundo o artigo a ascensão da Internet das Coisas, diferentemente do filme de Holiwood, irá liberar os humanos para fazerem mais, produzirem de forma mais eficiente e serem mais saudáveis. Vamos ver no que vai dar.

Outra informação interessante dada pelo artigo da Forbes é que o Gartner prevê que até o final de 2012, que os dados provenientes de sensores físicos irão representar 20% do tráfico da internet (excluídos os videos): 

By year end 2012, physical sensors will create 20 percent of non-video internet traffic. We are all familiar with CCTV systems for monitoring traffic movement, license plates and many other applications, but how about collecting data from the hard-disk shock sensors in your notebook to collect data to better understand earth tremors and earthquakes? The extent and diversity of real-time environmental sensing is growing rapidly as our ability to act on and interpret the growing volumes of data to capture valuable information increases. Gartner says organisations should consider how use of the growing volume of real-time data might create new business models and enable better informed business decision making.

Nenhum comentário:

Postar um comentário